segunda-feira, 22 de maio de 2017

TAIPU

Município de Taipu, Estado do Rio Grande do Norte

JOÃO EUSTÁQUIO DE CASTRO.



Natural de Vila Nova, atual município de Pedro Velho, em 07 de fevereiro de 1898, e faleceu em João Pessoa, PB, em 1973. Homem de fino trato, boêmio, era de uma inteligente inigualável. Amante da poesia chegou a compor vários versos, entre eles “Tarde triste, recordações enfim”, o qual exaltava a beleza feminina.

Entre os anos de 1943-44, João Eustáquio de Castro, exerceu o cargo de prefeito do município de Taipu. E foi em sua administração que em fevereiro de 1944, foi implantado o sistema de energia elétrica a motor na cidade. A partir de então, as vias públicas e residências passaram a ter luz elétrica. Este acontecimento ficou na história, já que aposentou de vez os antigos lampiões a querosene até então existente. Fato interessante é que o motor funcionava a carvão e tinha uma potência de 30 cavalos e para sua implantação foram gastos Cr$ 75.000,00.

BIBLIOTECA DO SESI PREFEITO JOÃO EUSTÁQUIO DE CASTRO - TAIPU




O Serviço Social da Indústria, Diretório Regional do RN, inaugurou no dia 04 de setembro de 2015 (sexta-feira) , mais uma unidade do SESI Indústria do Conhecimento. E, desta vez, o munícipio contemplado foi Taipu, do leste potiguar. O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, participou da solenidade e fez o descerramento da placa.
A Indústria do Conhecimento Prefeito João Eustáquio de Castro é a 20º unidade instalada no Rio Grande do Norte. O objetivo do projeto é propiciar a população do município, ao trabalhador da indústria sua família e comunidade o acesso à informação e ao conhecimento disponível em mídia impressa, eletrônica e na internet à apropriação do conhecimento. A estrutura da biblioteca multimídia busca estimular práticas de leitura e pesquisa.
“Mais de R$ 6 milhões já foram investidos em unidades da Indústria do Conhecimento no RN. Fico feliz em sabermos que estamos fazendo um investimento ligando Taipu ao mundo e ao desenvolvimento. Este equipamento traz a satisfação para as pessoas que buscam o saber. Não estaríamos aqui se o João Eustáquio não tivesse trazido a energia elétrica, a luz. Nós trazemos a luz do conhecimento”, destacou Amaro Sales.

Quem sou eu

Minha foto
AMO A NOSSA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR. PRESTO UMA HOMENAGEM AO MEU AMIGO LUIZ FELIPE, APODI, RIO GRANDE DO NORTE, COLOCANDO SEU NOME NESTE BLOG